O que fazemos › Educação em direitos humanos › Giro 180

Giro 180

O Projeto “Giro 180” alia atividades de dança com rodas de conversa, sendo realizado em unidades femininas e masculinas de socioeducação, e também em parceria com a ONG Missão Acolher.

O objetivo é o aprofundamento de temas já abordados em encontros anteriores de fortalecimentos de identidades dos projetos “Eu Vejo Flores” e “Homens Possíveis”.

A dança foi escolhida como um elemento para auxiliar os / as adolescentes na compreensão de limites. Foi identificada, em conversas anteriores com esse público, uma dificuldade em dizer “não”, seja em relacionamentos que acabaram se tornando abusivos ou em relações que levam ao cometimento de crimes.

No ambiente da socioeducação, escutamos tanto de meninos como de meninas que é muito positivo ter um espaço para diálogo. Há uma necessidade de expor as suas angústias e, ao mesmo tempo, de ter um momento diferente da rotina prisional que consiste em dormir cedo, acordar cedo, sair da cela e ir para uma sala de aula gradeada, e, no tempo livre, ficar dentro da cela. O tempo livre em ambiente externo, como quadra de esportes, é restrito e o mínimo necessário por dia.

Fotos: Renata Salles