11 janeiro 2019 • Instituto Aurora

Chef’s Table

No primeiro Aurora Sugere do ano, trazemos uma sugestão feita pela Andrea Mayumi, responsável pelo relacionamento com os voluntários no Instituto Aurora. A dica é sobre um programa que revela como a gastronomia está diretamente interligada a outros temas da nossa cultura. Olha só o que ela diz!

“Acompanho a série documental ‘Chef’s Table’, na Netflix, por questões que extrapolam o gosto pela culinária. Considero as histórias de vida de alguns chefs muito interessantes e a temporada mais recente apresenta uma diversidade de temas explorados.

O primeiro episódio da quinta temporada mostra Cristina Martinez, uma bem-sucedida chef que é imigrante mexicana ilegal nos Estados Unidos. Ela nos fala sobre um relacionamento abusivo que viveu no México e sobre como resolveu se arriscar ao cruzar a fronteira para poder dar uma vida melhor à própria filha. Queria permitir que a menina escolhesse o próprio destino e não fosse predestinada a um casamento infeliz como o seu havia sido.

Outro episódio que me chama a atenção é o segundo, sobre o chef Musa Dağdeviren, da Turquia. O país sofreu um golpe militar quando ele tinha 12 anos e, depois disso, viveu muitos conflitos políticos e religiosos que geraram todo tipo de preconceitos, inclusive gastronômicos. Pessoas de determinados grupos étnicos, por exemplo, não comiam em restaurantes que servissem comidas de outros. Interessado na diversidade cultural do país, Musa viajou por várias regiões, resgatando receitas típicas que estavam desaparecendo”.

A sugestão no Instagram pode ser vista aqui.

Gostou desse conteúdo?

Assine a nossa newsletter e receba notícias do Instituto Aurora em seu e-mail.