
Aurora Sugere: indicações de maio
Várias datas importantes tiveram lugar no mês de maio, e nós aproveitamos muitas delas como inspiração para o nosso Aurora Sugere! Foram indicações de livros, de podcast e teve até um perfil incrível para seguir no Instagram. Esperamos que vocês aproveitem tanto as dicas como nós aproveitamos.
PODCAST – SALVO MELHOR JUÍZO
Dia 03 de maio foi Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: uma data em que celebramos os princípios fundamentais desta liberdade, mas também quando lembramos das muitas violações a ela – das vidas ameaçadas à censura que tenta silenciar.
Assim, nossa dica do Aurora Sugere foi o episódio sobre liberdade de imprensa do podcast Salvo Melhor Juízo, que procura trazer assuntos relacionados ao Direito sem uma linguagem pomposa! Um programa fundamental para entender a importância de um jornalismo livre e sério em tempos de fake news e de retorno a diversas formas de censura.
LIVRO – A MATERNIDADE E O ENCONTRO COM A PRÓPRIA SOMBRA
Já no Dia das Mães, quisemos lembrar que, além de luz, a maternidade também é sombra. ☀🌙
E foi a Fernanda Matos, diretora do Instituto Aurora e mãe da Malu, quem fez a sugestão para este dia: o livro “A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra”, de Laura Gutman.
⠀
Nas palavras da Fer, esse livro destaca a intensa e transformadora experiência da maternidade, distante da visão romantizada e idealizada. A leitura proporciona reflexões profundas sobre as emoções durante a gestação e no pós-parto, trazendo temas como a fusão emocional entre mãe-bebê, parto, amamentação, sexualidade, papel do pai, organização familiar, cuidados com o recém-nascido etc. Tudo isso em um contexto que envolve novas concepções, como a amamentação à livre demanda, criação com apego, humanização do parto e comunicação não-violenta.
⠀
Com o nascimento do bebê, nasce uma mãe e uma nova mulher, que se despede de si mesma e enfrenta suas sombras, para tornar-se a melhor versão possível de si mesma.
PARA SEGUIR – @DESIGNATIVISTA
No dia 15 de maio, tivemos a primeira paralisação nacional dos estudantes, protestando contra os cortes de verbas que afetarão a educação pública no país.
Para inspirar quem iria ocupar as ruas e ainda não tinha um cartaz preparado, nossa sugestão foi um perfil incrível do Instagram, o Design Ativista. Ele funciona como uma espécie de curadoria, que compila artes de pessoas de todo o país e as disponibiliza para download gratuito – são cartazes e lambes lindos para manifestar e conscientizar ✨
⠀
Vale a pena conseguir – e seguir!
LIVRO – O QUE É EMPODERAMENTO?
O que a palavra empoderamento significa pra você? Nossa dica de leitura de hoje que fechou o mês de maio veio da Michele Bravos, diretora do Instituto Aurora. Para ela, o livro de Joice Berth contribui para desmistificar e preencher de sentido esse termo que, nos últimos meses, tem figurado quase que como palavra proibida. Vivemos um esvaziamento de sentido de muitos conceitos além desse, tais como: amor, empatia, justiça, direitos humanos…
⠀
O que há de mais lindo nesse livro é o lembrete de que empoderamento não é algo que alguém faz por outra pessoa. No empoderamento não há dominância, verticalização. Por sua vez, há no processo do empoderamento um autorreconhecimento como sujeito que se fortalece a partir do coletivo, a partir do pertencimento, da vida compartilhada. 💜
⠀
Por isso, uma obra como essa, que integra a coleção Feminismos Plurais, organizada por Djamila Ribeiro, tem tanta importância para a nossa formação crítica para que, assim, sejamos pessoas mais autônomas.
E aí, gostou das dicas? O que você gostaria de ver por aqui?